sábado, 31 de agosto de 2013

O assunto é AMAMENTAÇÃO - Vem comigo !!



Vamos Bater um Papo sobre Amamentação ?? 

Sim, até mesmo nós tentantes temos que nos informar sobre tudo que se relaciona a Bebê, é lindo, bonito e inspirador a gente planejar o Chá de Bebê, sonhar com a organização e tudo mais para marcarmos e registrarmos o quanto nosso bebê foi esperado e planejado, mas desde já temos que nos preocupar com a saúde do bebê e todos os demais cuidados... então vem comigo meninas, vamos conhecer um pouquinho mais sobre os benefícios e a importância da amamentação. 

Eu já penso e desejo muito que corra tudo bem quando eu estiver gravidinha, que além do bebê chegar com saúde que meu corpo possa estar totalmente preparado e sem nenhum problema que me impeça amamentar o meu bebê. 

BENEFÍCIOS DO LEITE MATERNO 

Segundo o Ministério da Saúde qualquer criança pode, e deve, se alimentar apenas com o leite materno nos seus seis primeiro meses vida, não precisando comer e nem beber mais nada - nem mesmo água ou chás - o leite materno já tem todos os nutrientes necessários para o bebê crescer e se desenvolver com saúde.
O leite materno é o único alimento que fornece ao bebê nutrientes importantes para o desenvolvimento cerebral da criança, que combate infecções, protege a criança contra bactérias e vírus, e evita diarreias. Ainda segundo o Ministério da Saúde, o recém-nascido alimentado apenas com o leite materno tende a se recuperar de doenças com mais facilidade. 
Segundo os cientistas, o leite materno pode ser uma proteção extra contra o desenvolvimento de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Fortalecimento e Vinculo - 
"Crianças pequenas precisam e sentem prazer em sugar, pois estão na fase oral. O contato com a pele da mãe e o mamar no peito são tranquilizantes e extremamento benéfico ao bebê", explica Marcus Renato, que é contra o incentivo ao uso de mamadeiras antes dos seis meses de idade. 

Alem de fortalecer o vinculo entre a mãe e o bebê, a amamentação diminuiu os riscos da mulher desenvolver anemia, doenças cardíacas, câncer de mama e ovário, depressão e hemorragia pós-parto, além de ser um ato prazeroso e aumentar a autoestima. 

Então meninas, amamentar só trás benefícios ao bebê e a saúde da mamãe também, vocês sabiam que existem campanhas para doação de leite materno ? 



 Doação de leite materno beneficia bebês doentes e prematuros

Há 186 bancos de leite humano no Brasil. Eles atendem bebês prematuros ou doentes que não conseguem se alimentar diretamente no seio materno. "Muitos desses bebês ainda não desenvolveram o reflexo da sucção ou estão doentes e muito fracos para isso", explica a coordenadora da Política Nacional de Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, Sônia Salviano. 

A maioria das mães produz leite em excesso, especialmente do terceiro ao quinto dia após o parto. Toda mulher saudável que esteja amamentando pode doar leite, sem que isso traga algum tipo de prejuízo para o filho. Ela deve dirigir-se a uma unidade de saúde para se informar sobre locais onde existem os bancos. Em alguns municípios, há a possibilidade de coleta em casa. A mãe telefona para o serviço e os profissionais vão até ela para recolher o leite. "O Distrito Federal é precursor e uma referência na coleta de leite humano em casa. Em 2004, coletaram-se mais de 22 mil litros de leite humano em Brasília e nas cidades-satélites", fala Sônia Salviano. 

Para fazer a doação, as mulheres devem gozar de saúde plena. Portadoras de doenças infecto-contagiosas, como a aids, não podem doar e nem mesmo amamentar o filho. O risco de transmissão do vírus é alto. Antes da possível coleta, as doadoras têm de mostrar o cartão de acompanhamento pré-natal e passar por uma avaliação clínica. Também não podem beber, fumar e tomar medicamentos. 

Quando o leite chega ao banco, passa por um rigoroso controle de qualidade. O primeiro passo é a pasteurização, que elimina bactérias e vírus. Depois disso, o alimento é congelado e submetido a um teste de controle microbiológico, para checar a efetividade da pasteurização. Só depois de aprovado nessa última fase, o leite é liberado para consumo.

ServiçosInformações: Durante a gestação, as mulheres devem procurar se informar sobre as vantagens da amamentação e sobre como amamentar.  Elas podem buscar informações ou ajuda nos bancos de leite, centros de saúde, hospitais e maternidades - principalmente os reconhecidos como "Amigo da Criança" - e com os agentes do Programa de Saúde da Família (PSF).
Quem pode doar leite?
Toda e qualquer mulher saudável que esteja amamentando. A doadora não pode beber, fumar ou tomar remédios.
 
Como doar?
 A mulher deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa e se informar onde existe um banco de leite. Alguns bancos têm sistema de coleta em casa.    

Quem recebe?
O leite estocado nos bancos vai para recém-nascidos prematuros ou doentes, internados em unidades de cuidados neonatais em todo o país.

fonte: Portal da Saúde / SUS 


Nenhum comentário:

Postar um comentário